A Lava Jato vista através da teoria dos jogos (Parte I)

Não passa uma semana sem que alguém fale da operação Lava Jato, seja sobre um político que foi preso ou um esquema denunciado. Em um país que sempre foi governado pela corrupção é difícil acreditar que os políticos e empresários que o dominam não conseguem parar essa máquina. No mundo corporativo, sempre existiram os cartéis, acordos explícitos ou implícitos entre empresas concorrentes para, principalmente, fixar preços ou cotas de produção, [...] eliminar a concorrência e aumentar os preços de produtos, obtendo maiores lucros em prejuízo do bem-estar do consumidor”. E apesar de terem criado leis para proibir tais ações e organizações (no Brasil esse órgão é o CADE) e vigiar essas “uniões”, sabemos que esse tipo de acordo sempre existirá.

Então a pergunta é: se essas uniões ilegais são comuns no meio corporativo, por que não aconteceu o mesmo no meio político, no caso da Lava Jato? E o que podemos aprender da resposta a essa pergunta para a nossa vida cotidiana?

Continue Lendo

A inteligência emocional como uma habilidade de negociação

O conceito de inteligência emocional irrompeu no imaginário cultural em 1995 com a publicação do best-seller do psicólogo Daniel Goleman. Especialistas previram que ter uma boa pontuação nesse teste de personalidade aumenta a probabilidade de obter bons resultados em negociação e encontraram vários exemplos de negociações bens sucedidos usando a inteligência emocional em suas pesquisas.

Continue Lendo

Como não demostrar receio de abandonar uma negociação quando investiu fortemente nela

Na negociação, o tempo, a energia e os recursos que você dedica para alcançar um acordo podem sugerir que você está desesperado para fechar qualquer negócio. Neste cenário, a contraparte torna-se poderosa e, para reequilibrar o jogo, é necessário demostrar que você não tem medo de correr o risco de sair da mesa de negociação. Porém, quanto mais você investe numa negociação, menos plausível se torna a sua “ameaça” de abandoná-la.

Continue Lendo

Por que adotar a Cláusula Escalonada nos seus contratos?

É de conhecimento geral o crescimento acelerado de processos perante o Poder Judiciário brasileiro, muito embora as soluções obtidas judicialmente nem sempre atendam às necessidades das partes. A cultura do litígio, infelizmente, ainda prevalece.

O Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), que entrou em vigor em março de 2016, é uma sinalização de que essa realidade pode e deve mudar. Seguindo a tendência mundial, o novo Código representa um grande avanço e incentivo aos métodos alternativos e adequados de resolução de conflitos.

Continue Lendo

Contate-nos


  • (11) 3171-3636
  • (11) 3171-3635

Onde Estamos


  • Alameda Ministro Rocha Azevedo, 38 conj.204 São Paulo, SP
  • 01410-001